quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Museu da Imagem e do Som de Campinas é enganado:



Museu da Imagem e do Som de Campinas é enganado:


 MIS em Campinas publica release falso e exibe suposto documentário (na verdade recorte de reportagens de canais de TV) de picareta. Todos os 'realizadores' do documentário simplesmente não existem



Curta MIS
Curadoria: Luiz Humberto
Dia: 14 / 07 / 2012 (sábado) - 19h30min – Debate após a Exibição

1-) QUILOMBOLAS
DIREÇÃO – ROTEIRO – PESQUISA – TRILHA SONORA E EDIÇÃO
Nelsinho Moralle, cantor, compositor, musico, arranjador, autor de trilhas sonoras para cinema e teatro, ator e autor teatral
Sinopse: Quilombolas é uma viagem humana que marca a estréia do diretor Nelsinho Moralle na linguagem áudio visual. Nelsinho Moralle é um quilombola nasceu no primeiro Quilombo do estado de São Paulo localizado na comarca da Estância Turística de São Roque e desde pequeno aprendeu a dor da lição da negritude de seu povo. Incentivado pelos lideres da comunidade que viam na educação a única opção de mudar a realidade dos mais jovens da comunidade, Nelsinho Moralle mesmo na idade adulta se alfabetiza, conclui o segundo grau e entra na universidade para cursar Bacharelado em História. Concluído o curso de Bacharelado Nelsinho Moralle inicia uma nova etapa de sua escala cultural e começa a fazer mestrado na Universidade Federal da Bahia defendendo a tese BRASIL OUTROS QUINHENTOS, OS QUILOMBOS ESTÃO VIVOS.
Após a publicação de sua tese Nelsinho Moralle volta a morar na comunidade começa a adaptar sua tese, para uma nova linguagem de expressão elaborando um roteiro para criação de um projeto de áudio visual. Começa então a peregrinação de Nelsinho Moralle pelo universo quilombola do estado de São Paulo registrando toda a problemática, os anseios, as lutas pela sobrevivência, a batalha pela demarcação de suas terras, a resistência das comunidades quilombolas do vale do Ribeira contra as construções das barragens, a preservação de sua cultura, a religiosidade, o desenvolvimento sustentável desse povo, tudo isso focado pela visão de um quilombola.
PESQUISA: Luiza Tagliassaki, doutora de história do Brasil pela Universidade Federal da Bahia e pesquisadora de história de quilombos.

TRILHA SONORA: Jucely Moreira e Marina Moreira, quilombolas integrantes do núcleo do musica da Associação dos Remanescentes do Quilombo do Carmo.
ASSISTENTE DE DIREÇÃO (DIREÇÃO DE ARTE): Manoel Pinheiro Lima, premiado profissional de cinema com trabalhos realizados com Candeias, Nelson C. Castro entre outros. DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA E EDIÇÃO: Mariana Salgado, fotógrafa e assistente de fotografia tendo como referencia profissional a colaboração no projeto Êxodo do seu tio Sebastião Salgado.
CAMERAS: Igrécio Peres Flora, cinegrafista de renome internacional, com passagens profissionais em grandes emissoras de televisão como Rede Bandeirantes, Rede Manchete e Rede Globo. José de Souza Lima, cinegrafista de renome internacional, com passagens profissionais em grandes emissoras de televisão como Rede Bandeirantes, Rede Manchete e Rede Globo.
ASSISTENTE DE CAMERAS: Manoel Pimentel, profissional de carreira da área cinematográfica com passagens profissionais em grandes emissoras de televisão, como Rede Bandeirantes, Rede Manchete e Rede Globo. Lucio Alves de Souza, profissional de carreira da área cinematográfica com passagens profissionais em grandes emissoras de televisão, como Rede Bandeirantes, Rede Manchete e Rede Globo.

SONORIZAÇÃO E ILUMINAÇÃO: Sandro Lucio de Oliveira, engenheiro de som com 30 anos de experiência profissional em vários projetos de cinema, teatro e televisão, sendo que atualmente é profissional da Rede Globo.

EDIÇÃO: J.C.Liminha, profissional cinematográfico com 30 anos de experiência e vários projetos de cinema e televisão, sendo que atualmente é profissional da Rede Globo no núcleo do Jornal Bom dia São Paulo.

LOCUÇÃO: Ângela Rodrigues Alves, Jornalista com mais de trinta anos de experiência com passagens profissionais nos principais tele jornais brasileiros como Jornal da Band, Jornal Nacional entre outros.

TODOS OS NOMES APRESENTADOS NA PARTE TÉCNICA DO DOCUMENTÁRIO NÃO EXISTEM.
O DOCUMENTÁRIO RESUME-SE A UM RECORTE DE REPORTAGENS FEITAS POR CANAIS DE TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário