quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Como a descoberta da farsa começa



Em 06 de outubro de 2.012 a cantora pernambucana Ju Mota denunciou ter sido enganada quanto à autoria de uma obra que ela gravara. Ju Mota valeu-se dos espaços virtuais do Clube Caiubi de Compositores, principal núcleo organizado de letristas e compositores na América Latina, para efetivar sua denúncia:

“Caros amigos, boa tarde!
COMUNICADO IMPORTANTE!!!
Algum tempo atrás, eu gravei uma música, que até a poucos minutos, eu a conhecia pelo nome de "Colibri Apaixonado". Onde o cantor Nelsinho Moralle, se dizia autor da música, liberando para que eu gravasse...
Hoje fui informada que a música não tem esse nome e sim, "Romance de Colibri", onde realmente, tem essas palavras na letra da música, e seus verdadeiros autores são "PEDRO BOI e BRAÚNA".
Entrei em contato com o compositor, Pedro Boi e ele me confirmou a sua autoria, junto com o Braúna, assim como mais outras músicas que o Nelsinho Moralle, diz ser de sua autoria.
Pedi mil desculpas, pois assim como ele, fui enganada e não iria mais cantar e nem tocar a música.
O cantor e compositor Pedro Boi, de Montes Claros-MG, disse-me que ouviu várias vezes a música cantada por mim e que eu podia cantar e tocar a vontade, além de que, irá me enviar todo o seu trabalho, para que eu grave a vontade, suas composições.
O processo já está na justiça, conforme o meu novo amigo Pedro Boi afirmou.
Agradeço a amiga France da Matta pelas informações, que poderiam ter me levado também, a um processo judicial.
Irei alterar o vídeo que consta no youtube, onde colocarei o nome correto da música e seus autores.
Peço aos amigos que têm rádios e estão com o meu material, corrigir o nome da música "Colibri Apaixonado" para "Romance de Colibri".
Quero também, dizer a todos, que esse tipo de comportamento, não faz parte da minha índole, pois meu pai me ensinou a ter caráter!!!
Obrigada a todos pela consideração.
Para maiores esclarecimentos podem entrar em contato com o compositor PEDRO BOI pelo fone: (38)3214-1027 Montes Claros - MG.”

A partir da denúncia original de Ju Mota, que levou à imediata expulsão de Nelsinho Moralle (na verdade, Nelson Morale Junior) do Clube Caiubi, alguns compositores do Estado de São Paulo, Bahia e Brasilia começaram a recolher o material apresentado como de autoria de Nelsinho Moralle como seu, para a comparação com outras obras; objetivava-se encontrar outros plágios ou apropriações indébitas no material que Nelsinho apresentava como seu.


O material, pretensamente componente do seu último CD encontra-se integralmente no site abaixo:




 Esse CD foi lançado com recursos públicos através de verbas oriundas da Petrobras, Caixa Econômica Federal e Ministério da Cultura.

Ouvindo o material e comparando com composições existentes percebe-se que todo o conteúdo é na verdade parte componente dos últimos CD’s de Pedro Boi, e que esse teria sido integralmente roubado por Nelsinho Moralle. Pior. Não houve apenas plágio. Nelsinho usou o mesmo áudio de Pedro Boi, roubou não só as composições como o áudio, apenas mudando a capa do CD e o nome das músicas e inventando parcerias que facilitaram a captação de recursos públicos.

Vejamos:

A música apresentada com o título de Vida de Violeiro, uma suposta parceria entre Nelson Moralles e Almir Sater (http://mais.uol.com.br/view/ggd66l2h2wd1/06-vida-de-violeiro--nelson-moralle-e-almir-sater-04023362D4C96366?types=&) chama-se na verdade Passarim Cantadô, gravada por Pedro Boi e o Grupo Agreste (de Montes Claros) e também por Sérgio Reis em seu CD “Ventos Uivantes” de 1.994 Ocorre, inclusive, da música ser creditada erroneamente a Sérgio Reis em sites musicais (http://letras.mus.br/sergio-reis/832576/), contudo, mantendo-se seu nome verdadeiro.  

O site do ECAD confirma a autoria de Passarim Cantadô com sendo de Ildeu de Jesus Lopes (conhecido como Braúna, e que já foi secretário de cultura de Montes Claros / MG) e Pedro Raimundo dos Reis (Pedro Boi).
 

Demais sites, e os encartes originais dos discos de Sérgio Reis confirmam a autoria a Pedro Boi e Braúna:


A música apresentada como “Colibri Apaixonado” (http://mais.uol.com.br/view/ggd66l2h2wd1/01-colibri-apaixonado--nelson-moralle-04023264E4C16366?types=A&), chama-se na verdade Romance do Colibri (http://www.youtube.com/watch?v=myFy2JezHc0)
A música apresentada como “História de Pescador” ( http://mais.uol.com.br/view/ggd66l2h2wd1/15-historia-de-pescador--nelson-moralle-0402316AE4C16366?types=& ) chama-se na verdade Meu Cavalo se Chama Disco Voador (http://www.youtube.com/watch?v=LFf_hM-1NTo).

Não bastasse lesar Pedro Boi e Braúna, compositores de Montes Claros, norte de Minas Gerais, o falsário Nelsinho Moralle ainda se intitulou autor de uma das obras musicais mais conhecidas do poeta Salgado Maranhão.
No vídeo a seguir (http://www.youtube.com/watch?v=Ag497TvKjBE), veiculado pela Rede TV, em que o apresentador Carlos Aimar, ex-prefeito da cidade paulista de Araçariguama declara-se ‘amigão’ do farsante, Nelson Moralle apresenta-se como autor da música “Caminhos do Sol” que foi tema da novela global “A Viagem” (era tema da personagem Liza, de Andrea Beltrão). Na verdade Caminhos do Sol é uma parceria de Herman Torres e Salgado Maranhão, foi gravada inicialmente por Zizi Possi e depois pela banda Yahoo.
Para participar de outro programa de televisão o falsário apresentou-se para a redação como autor de músicas de outra novela global, Sinhá Moça.
Ele referia-se à música Quando a Gente Ama, interpretada por Osvaldo Montenegro:


Segundo o ECAD, os autores de “Quando a Gente Ama” são Marcelo Barbosa, Elcio Barreti, Fábio Leal e Evanil Silva.
 

 

Um comentário:

  1. Faltou aqui as capas dos cds,tanto o original do Pedro Boi qt ao da fraude.

    ResponderExcluir